um plano estratégico para a nossa cidade.

que  a imagem do ambiente urbano traduza claramente nossa prioridade:

vida de qualidade

que é vida com saúde física, mental

segurança

desenvolvimento social e econômico.

amplificar as potencialidades de nossa cidade para que possa prover ambiente propicio ao perfeito desenvolvimento de toda nossa comunidade é o objetivo central que nos reune para pensar o novo plano diretor. uma cidade é um continente de diversidade de interesses. é muito bom que seja assim. imaginar estratégias que signifiquem bandeiras comuns tem a virtude de inspirar e cimentar um grupo coeso. cidade bosque é bem mais que um plano de arborização é uma imagem facil de imaginar e promover engajamento.

… CIDADE BOSQUE, uma filosofia que permita aglutinar de maneira ampla todos esforços de nossa sociedade, nossas empresas, poder público e apoio técnico que possamos reunir, num plano convergente, que norteie nossas ações, neste momento em que nossa cidade se reúne para recriar nosso plano diretor.

 

nada melhor que um plano/estratégia relevante de utilize arborizaçao e jardinagem de forma simbólica, um tema atual, global, para promover o engajamento de toda a cidade e criar o ambiente mais propicio, um facilitador, no momento que estamos recriando nosso plano diretor.

 

neste momento, cidades do mundo inteiro estão mobilizadas para se repensar, redefinir. criar alianças muito além de suas fronteiras, para compartilhar esforços, difundir avanços.

um incontável número de técnicos, sociólogos, geógrafos, entidades, governos, pesquisam e desenvolvem estratégias para os mais diversos aspectos das cidade: promoção de saúde, mobilidade, segurança, comunidade, água e meioambiente, produzir mais e consumir menos. tudo numa bandeira universal: vida de qualidade.

cidade bosque

plano/estratégia que mobiliza e

PROMOVE IMPACTOS PROFUNDOS

EM MÚLTIPLOS ASPECTOS VITAIS DA CIDADE:

PRODUÇÃO DE ÁGUA

...................

MOBILIDADE URBANA

...................

 

SAUDE

...................

 

CONFORTO AMBIENTAL

...................

 

TURISMO

...................

EXPANSÃO DO COMÉRCIO

...................

 

VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL

...................

 

CONSOLIDAÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADE

...................

 

DEMOCRACIA

...................

 

REDUÇÃO CONSUMO DE ENERGIA E DE EMISSÃO DE CARBONO

...................

 

SEGURANÇA

...................

 

EDUCAÇÃO

...................

 

REDUÇÃO DE POEIRA EM SUSPENSÃO E RUÍDOS

...................

 

SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE

...................

 

SENTIMENTO DE ORGULHO E PERTENCIMENTO

...................

 

BIODIVERSIDADE

...................

 

PAUTA CONVERGENTE DE TODO CONJUNTO DA COMUNIDADE

...................

 

FORTE SIMBOLOGIA E VALOR PARA PROMOÇÃO DA CIDADE

...................

 

DIFUSÃO DE ARTE NOS MAIS AMPLOS ASPECTOS DA CIDADE

...................

 

ALINHAR A CIDADE COM  AGENDA 21

...................

 

CONSUMO COLABORATIVO

tipos de ambientes


 

descanso, conforto,  se escreve, em idiomas orientais, a mais de 5 mil anos com a justaposição de dois ideogramas: homem e árvore. hoje, de forma intuitiva, procuramos reconstruir ambientes naturais entorno de nós.

em nosso pragmatismo, aceitamos com “naturalidade, pisos, revestimentos que imitam madeira, pedras, pois, gerir massas verdes pode ser bastante dispendioso. e quando se trata de ambiente urbano, as escalas são bastante amplas. portanto, e fundamental desenvolver diferentes abordagens de projeto, para os  diversos aspectos do município, com toda técnica que possamos reunir, para obter os melhores resultados: “cidades ambientalmente amigáveis”.


 

lotes urbanos

casas, prédios, comércios.

“Nenhum problema pode ser resolvido a partir da mesma consciência que o criou. Precisamos aprender a ver o mundo renovado. Isto é, precisamos ver diferente, deslocar e renovar nosso ponto de vista, para compreender e agir diferentemente. Supõe que, aprendizado e mudança são inseparáveis ou, dito de outra forma, não é possível mudar sem aprender (ver o novo), ou aprender sem mudar.” (EINSTEIN, 1900)

como, em ambientes consolidados se pode potencializar pegada natural, sem comprometer espaços de convivência, funcionalidade, insolação, equipamentos existentes como, rede de elétrica e captação de águas pluviais, calçadas, alicerces, muros?

 

a construção de inspiradores ambientes naturais onde exige projetos com muita técnica embarcada, escolha de espécimes adequados, a perfeita compreensão de seu desenvolvimento, porte final, sistema de enraizamento, densidade de copa, troca de folhas e produção de frutos. muitas da vezes a estratégia de levar o verde aos muros é bem melhor que o uso de forrações como as gramas que implicam em manutenções com muita periodicidade. a fama de nossos jardins verticais poderá correr o mundo. claro, poderemos fazê-los.

 

para envolver e desenvolve os lotes urbanos já consolidados poderemos gerar um guia de procedimentos, relação de espécimes que poderão gerar:

-manuais online

troca de informações em redes sociais

-abordagens nas escolas

-criação de bibliotecas de soluções para lotes urbanos.

bolsões locais

ruas internas

projeto de adensamento de cobertura vegetal para construir clima favorável à vida em comunidade, mobilidade não motorizada, com redesenho do leito viário, redução de velocidade de veículos, a difusão de micro-praças, hortas locais, mercado de trocas. conversão de algumas vagas para implantação de especies de maior porte, p ex.



 

parques e avenidas

 

projeto de adensamento de cobertura vegetal para construir clima favorável à vida em comunidade com a difusão de micropraças, mobilidade não motorizada




 

áreas rurais

 

intensa ampliação de coberturas vegetais com remuneração por serviços ambientais, que signifique reais vantagens para proprietários que mantenham e manejem de forma adequada, conforme o plano de arborização, o prhv-plano de recursos hídricos de vinhedo em curso e nova remodelagem da paisagem.  



 

áreas industriais

 

intensa ampliação de coberturas vegetais com contrapartidas não tributárias por serviços ambientais, para entrar em conformidade com os esforços de todo municipio com a implantação do projeto e o  prhv-plano de recursos hídricos de vinhedo em curso  e nova remodelagem da paisagem.

ações,

aspectos a considerar.



 

  1. tornar o projeto um movimento para comunicar a importância de seus propósitos, obter ampla adesão de toda comunidade e transformar cada cidadão em agente e multiplicador.

 

  1. criação de entidade, como um a ONG para controlar, fomentar e concentrar esforços para a implantação, fomento e manutenção do plano. o orgão gestor com apoio de corpo técnico

 

  1. com uso do earthpro, cadastro de especimes, layouts, imagens, relatorios

 

  1. o site, um aplicativo e montagem de intensa rede colaboração.

 

  1. concursos anuais de melhores jardins ou eleição de monumentos verdes, p ex.. desenvolver as  melhores formatos para envolver, toda comunidade, empresas. difundir a marca como a bandeira da cidade.

 

  1. associar-se a cidades, entidades e grupos com propósitos semelhantes ou capacitadores. agir como agente difusor para outras cidades

 

  1. montagem de viveiro municipal para ser tocado com serviço voluntario que pode envolver um monte de ideias divertidas, que envolvam as pessoas, como uma moeda comunitária para negociações, inventario online, doações, local lúdico, aulas de manejos.fins lucrativos ou não. o que melhor viabilizar. um ponto turistico importante e simbólico pra cidade. o parque municipal pode ser um dos locais, por ex.

 

  1. ampliar capacitação dos serviços urbanos ligados a jardinagem, paisagismo, com utilização de equipamentos

 

  1. qualificação e aumento da capacidade de processamento de material orgânico, proveniente do recolhimento de limpeza e podas.

 

  1. mais flora, mais fauna. analise do impacto do aumento da diversidade dos novos vinhedenses não humanos.

 

  1. buscar envolvimento te toda base industrial estabelecida em nossa cidade, formada em quase sua totalidade de empresas de atuação global, para contribuir com suas amplas competências na forma de consultoria em áreas como:

-gestão

-p&d

-mkt

-rh

*sistema B. Ser Boa para o mundo.

www.sistemab.orpg

“Nós devemos apropriarmos do poder da empresa privada para criar bens públicos”

trazer o case de nosso plano para a midia dessas empresas

 

  1. buscar suporte técnico em múltiplas áreas para potencializar resultados

 

  1. envolver as escolas com o projeto, incluindo na grade os undamentos e propositos e a importancia do projeto e  o papel de todos.

  2. apropriar contextos de nossa história das fazendas de cafe, uva

  3. arquitetura e urbanismo recebem agora recursos da lei rouanet

http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1341261

 

  1. objetivar se colocar em posição de destaque no rank de municípios verdes

http://exame.abril.com.br//tecnologia/noticias/as-20-cidades-mais-verdes-de-sao-paulo/lista

ativos intelectuais, financeiros


 

  1. formação do corpo tecnico e rede de colaboração de múltiplas competencias:

-amantes e entusiastas da cidade

-planejadores

-comerciantes

-engenheiros

-economistas

-publicitários

-agronomos

-arquitetos




 

  1. Plano de viabilização financeira

-busca de alternativas de receitas adicionais no pdpv com verbas dedicadas ao plano



 

  1. Plano de promoção

elaborar um amplo plano de promoção para todas as fases do projeto.

-atrair entusiastas, boas ideias, recursos de todas as naturezas.

-divulgar a forma como a cidade tem se organizado para alcançar nossos objetivos

-divulgar nossa cidade e sua roupagem verde


 

Motores de alavancagem do projeto:

-proximidade de metrópole global e do mundo, com viracopos.

-infraestrutura viária de classe global.

-topografia

-atração de distrito industrial sofisticado - bens de consumo

-composição diversificada da origem da população

-alto nível de educação, bem estar,

-baixíssimo índice de criminalidade

-momento de mobilização pelo plano diretor

arborização

 

UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER IMPACTOS PROFUNDOS

EM MÚLTIPLOS ASPECTOS VITAIS DA CIDADE


 

uma paisagem deslumbrante não precisa necessariamente de ser obra de projeto de grandes profissionais, arquitetos, paisagistas. na maioria das vezes, intuição, observação, experimentos produzem cenários emocionantes, aconchegantes, agentes polarizadores de vida urbana.

claro, um profundo conhecimento técnico dos múltiplos aspectos como as caracteristicas de cada espécie, solo, permitem melhores desempenhos no curto, médio e longo prazo, com custos de manejo racionalizados.

num plano como este se propõe, a formação de um corpo técnico com múltiplos conhecimentos se faz absolutamente necessário. plantas são organismos vivos, todos com dinâmicas próprias. mais flora, mais fauna. a globalização, as viagens continentais promoveram uma ampla dispersão de especimes cujos resultados ainda levarão muito tempo para que compreendamos seu verdadeiro impacto. o monitoramento destas interações entre nativas, exóticas assume papel relevante em qualquer processo de rebosqueamento.

 

os choupos, as primeiras plantas, quando entramos em vinhedo, no canteiro central, até a rotatória do s joaquim, requerem da prefeitura uma árdua luta, pelo fato de estarem no limite se sua viabilidade, no local, em nossa região.

 

os muros que criam estratos de segurança para parcela de nossa comunidade, resultam, como todo muro, em apartheids. é desejavel que se mitiguem seus efeitos importantes, na consistência do amalgama da vida comunitária.

 

o projeto vinhedo cidade bosque deverá ter uma marca, um selo. deve ser organizado na forma de um movimento para ser vestido por toda cidade. para que sua implementação e reais efeitos, seja percebida e todo município.


 

o google, mostra do espaço a diferença entre ricos e pobres

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/diferenca-de-ricos-e-pobres-se-ve-do-espaco-e-com-o-google


 

os diversos aspectos que objetivam o projeto


 

PRODUÇÃO E ARMAZENAGEM DE AGUA.

trazer todos os projetos que trazem propostas consistente para questão da água em nosso município: dr rinaldo, ze gasparini e elo ambiental.


 

__________________________________________________________________________________

MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA

 

…”mobilidade urbana é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”

 

http://www.mobilize.org.br/

http://www.escoladebicicleta.com.br/cicloativismoER.html

https://issuu.com/cafaurodrigolefevre/docs/mobilidade_urbana_sustentavel

https://issuu.com/aidacardoso/docs/ciclovias_ny

https://issuu.com/tc_urbes/docs/ciclovias_urbanas


 

__________________________________________________________________________________

SAUDE

 

cidade saudável, na definição da OMS,”… é aquela que coloca em prática de modo contínuo a melhoria de seu meio ambiente físico e social utilizando todos os recursos de sua comunidade”. Portanto considera-se uma cidade ou município saudável aquela em que os seus dirigentes municipais enfatizam a saúde de seus cidadãos dento de uma ótica ampliada de qualidade de vida.

https://ecoprofundo.wordpress.com/cidade-saudavel/

 

__________________________________________________________________________________

CONFORTO AMBIENTAL

Conforto térmico em espaços públicos de passagem

http://www.scielo.br/pdf/ac/v12n1/v12n1a03

Efeitos do uso e cobertura do solo sobre o conforto higro-térmico

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-30102012-171253/pt-br.php


 

__________________________________________________________________________________

TURISMO

vinhedo cidade bosque estimula o imaginário e atrai visitas qualificadas em busca de prazer, conforto.

 

o salão de moveis e design de milão, por ex. traz  inúmeras atividades que envolve toda a cidade praticamente, por um més inteiro, poderia inspirar uma nova festa da uva. poderíamos nos capacitar para capitalizar a origem italiana, e buscarmos nos posicionar como polo gastronômico de alta performance, como sugeriu dra. rovena, da emplasa. produção gourmet de massas, geleias, pastas, bem comer é sempre conjugado com bons vinhos. poderemos atrair grandes distribuidores de vinho pela nossa logística diferenciada, por nossa origem italiana e pelo nosso novo cenário propício. o vinho traz uma constelação de produtos como queijos, prosciutti, utensílios de bom desenho.

receber bem! objetivar um público seleto, alto poder de compra e organizar toda cidade para capitalizar esforço de promoção, preparação que sempre temos. eventos menores, mais distribuídos e com  melhores resultados.

construir os mais belos jardins e fazer parte deles

https://www.salonemilano.it/

 

__________________________________________________________________________________

EXPANSÃO DO COMÉRCIO

qual a vocação de nossa cidade? qualquer resposta não será tão precisa quanto o reconhecimento das exatas demandas de cada nosso cidadão: saúde física, mental, segurança, desenvolvimento social e econômico. sabemos também que a construção de um cenário com grande conjunto de atrativos, potencializa todos negócios estabelecidos em nosso município

.

__________________________________________________________________________________

VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL

naturalmente a medida do valor de um imóvel é a soma de seu custo e a disposição a pagar -DAP- por um imóvel em um determinado local. qualificar o local, transformando a paisagem num lugar delicioso de estar, boa segurança, , bons serviços e cenários deslumbrantes é garantia de valorização de todo patrimônio deste local.

http://cidadesa.ig.com.br/index.php/2012/03/20/o-valor-imobiliario-da-paisagem/

http://exame.abril.com.br//brasil/noticias/diferenca-de-ricos-e-pobres-se-ve-do-espaco-e-com-o-google/lista




 

__________________________________________________________________________________

CONSOLIDAÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADE

 

pessoas nas ruas de todas as idades, sexos, “raças”, classe econômica, educacional é o que possibilita a consolidação de comunidades

www.socialstreet.it/international/portugues/

 

__________________________________________________________________________________

DEMOCRACIA

é essa comunidade compartilhando expectativas, pensamentos, desenvolvendo tolerância pela experiência do convívio de contato direto

__________________________________________________________________________________

REDUÇÃO CONSUMO DE ENERGIA

a escolha adequada de espécies, permite um manejo melhor da luz solar. layoutes e especimes adequados, amenizam a temperatura em todas as estações, tanto para ambientes internos quanto aos ambientes externos. vegetação é amplamente utilizada para quebrar picos termicos. menos frio no frio, menos calor no calor.

__________________________________________________________________________________

SEGURANÇA

como nas pequenas cidades do interior, ou mesmo de alguns bairros em grandes metropoles, o fortalecimento das relações de comunidade criam uma rede protetora, vigilante. crescem as redes de vigilância solidária que se formam naturalmente pela atratividade que ambientes amistosos, aconchegantes proporcionam

 

__________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO

um movimento.  uma filosofia. muitos aspectos podem ser utilizados para alcançar múltiplos resultados: ciências, cidadania, empregabilidade. as possibilidades são muito amplas para todas as faixas de escolaridade.

__________________________________________________________________________________

REDUÇÃO DE POEIRA EM SUSPENSÃO E RUÍDOS.

árvores e arbustos são filtros naturais em muitos aspectos.

são ferramentas eficientes que devem ser usados com habilidade para  

__________________________________________________________________________________

SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE

lugares mais significativos, paisagens amistosas, aconchegantes, vibrantes, trazem mais as pessoas para as ruas para viverem essa experiência. o que propicia a tomada de conhecimento do outro…...

__________________________________________________________________________________

SENTIMENTO DE ORGULHO E PERTENCIMENTO

estes sentimentos constroem um forte vinculo das pessoas com o lugar que vivem, tornam cada cidadão agentes ativos como, curadores, guardiões, promotores destes lugares

__________________________________________________________________________________

BIODIVERSIDADE

mais verde, mais vida em todos os sentidos. urbanização intensa, amplas lavouras, estradas, tudo isso nos az ter a crença que movimentos migratórios foram integralmente extintos em nosso estado, nossa região

__________________________________________________________________________________

PAUTA CONVERGENTE DE TODO CONJUNTO DA COMUNIDADE

um projeto com um bojo consistente para envolver todo município. os valores jã são amplamente difundidos e a espera de uma consolidação.

__________________________________________________________________________________

FORTE SIMBOLOGIA E VALOR PARA PROMOÇÃO DA CIDADE

assumir posição consistente na priorização de valores de como bem estar global do municipio,

__________________________________________________________________________________

CRIA  AMBIENTE PROPÍCIO PARA DIFUSÃO DE ARTE NOS MAIS AMPLOS ASPECTOS DA CIDADE

a preocupação com a qualidade de nossas paisagens, promove o envolvimento de toda comunidade com todos os aspectos de seu detalhamento.

abriremos espaço para um redesenho de todos equipamentos urbanos e tornar arte um elemento presente.

as pastilhas de porcelana da jatobá deverão ir para nossos muros, vasos, mobiliários, no lugar de serem usados como refugo nas garagens e estacionamento.

usar o exemplo de inhotim, ambiente natural e arte. um formato com a cara da nossa cidade., mas podemos ir além. esculturas e instrumentos tocados pelo vento de vento, pelo calor do sol, arte kinetica, poderiam tornar-se fatos relevantes de nossos cenários, com ótimos resultados para um turismo qualificado, claro, benefícios para toda nossa comunidade.

http://www.inhotim.org.br/

https://youtu.be/R9eGXtt17uM

https://youtu.be/yQ3vqfdIToo

https://youtu.be/ICixCazf6-k

https://youtu.be/1CNU3DQclGs

https://youtu.be/yo7o9vJyZog

https://youtu.be/nvopRppaaoY

https://youtu.be/--O9eyKIubY

https://youtu.be/ZqzjAmPFND8

https://youtu.be/4B0hGyKV9qs

https://youtu.be/p7Vx16uhuoc

https://youtu.be/CtzSm76ppS4

https://youtu.be/k07rsKnnRMg

https://youtu.be/d5xhFfjwCqU

https://youtu.be/PIbk4AKFMTc

https://youtu.be/J4l5rHNSq9s

https://youtu.be/ICixCazf6-k

https://youtu.be/yo7o9vJyZog

https://youtu.be/8QiOAg_Caig

https://youtu.be/kaO3Jp2O39g

https://youtu.be/hlx-M53dC7M

 

oficinas criadas para produção de todo este material promoverão, um ambiente artístico, científico com geração de empregos e renda. na cidade e região existe uma constelação de pequenas de empresas de automação e cnc. muitas com bastante capacidade ociosa.

 

__________________________________________________________________________________

ALINHA A CIDADE COM OS COMPROMISSOS DA AGENDA 21

-gestão dos recursos naturais,

-agricultura sustentável,

-cidades sustentáveis,

-infraestrutura e integração regional,

-redução das desigualdades sociais e

-ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

 

http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/passoapasso.pdf

http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/consulta2edicao.pdf

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/agenda21/Agenda_21_Brasileira_AVALIACAO_E_RESULTADOS.pdf

links

 

livros, sites, blogs, com informações e inspirações

 

a cidade ao nível dos olhos

https://issuu.com/stipoteam/docs/a_cidade_ao_nivel_dos_olhos/1

http://www.thecityateyelevel.com/

 

PPS - planejamento de espaços públicos

https://www.pps.org

 

o futuro das cidades

relatório com experiência de varias cidade com níveis distintos de clima, condição social. em comum mesmo só a vontade de se reinventar

http://www.pps.org/reference/placemaking-and-the-future-of-cities/

 

FAZEDORES DE LUGARES

PLACEMAKER

http://www.placemaking.org.br/home/


 

A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE CIDADES SAUDÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NO RECIFE – PERNAMBUCO.

UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS

http://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/3898/2/000016.pdf

 

REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

UM MOVIMENTO POR CIDADES SAUDÁVEIS

http://redecidadessaudaveis.com/index.php/pt

 

ECOPROFUNDO

BLOG COM TEXTOS QUE ABORDAM ASPECTOS DO NOSSO PLANO

https://ecoprofundo.wordpress.com/

 

GAUP

Qualifica a atuação no espaço urbano, enfatizando a utilização das

geotecnologias na arquitetura, urbanismo e planejamento.

http://www.gaup.com.br/

 

ministério do meio ambiente

http://www.mma.gov.br/


 

GUIA DO ESPAÇO PÚBLICO

PARA INSPIRAR E TRANSFORMAR

A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS -PLACEMAKING-

É UM MOVIMENTO GLOBAL

http://www.placemaking.org.br/home/wp-content/uploads/2015/03/Guia-do-Espa%C3%A7o-P%C3%BAblico1.pdf




 

archdaily

artigo ref a importancia do planejamento urbano

http://www.archdaily.com.br/br/01-174761/10-razoes-pelas-quais-uma-cidade-precisa-de-planejamento-urbano

 

archdaily

vídeos para inspirar

http://www.archdaily.com.br/br/763109/30-documentarios-de-arquitetura-e-urbanismo-para-ver-em-2015

 

cidades sustentáveis

série de ferramentas que vão contribuir para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.

http://www.cidadessustentaveis.org.br/

 

unhabitat

cidades eficientes

http://unhabitat.org/

 

stipo

boas visões para pensar nossa cidade

http://www.stipo.nl/

 

gehl

casos de projeto de cidades

http://gehlarchitects.com/

 

futureofplaces

fundação que visa mudança transformadora no planejamento tradicional e gestão das cidades

http://futureofplaces.com/

 

comunidade

zygmount bauman

https://drive.google.com/a/alcionedeoliveira.com.br/file/d/0B03n_-tiYDyMc0RoNGRJdWloQzQ/view?usp=sharing

 

confiança e medo na cidade

zygmount bauman

https://drive.google.com/open?id=0B03n_-tiYDyMR2U5dUIyQTRrQVk

 

princípios bioclimáticos para o desenho urbano

https://drive.google.com/open?id=0B03n_-tiYDyMRl9RT3h0ZW5kYWs

 

colab

aplicativo numero um do mundo de colaboração nas ciades

http://www.colab.re/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/criador-do-colab-explica-sua-rede-social-para-a-cidadania

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/criadores-falam-sobre-colab-melhor-app-urbano-do-mundo

 

cidades verdes

https://issuu.com/sandramedinabenini/docs/revista_n._1_2013_rv/1

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/pesquisa-do-ibge-mostra-carencia-de-verde-em-cidades

instituto soma

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

http://institutosoma.org.br/

 

ESTATUTO DAS CIDADES

http://www.unc.br/mestrado/mestrado_materiais/estatuto_cidade_2002.pdf

 

thecityfix

rede de especialistas que exploram ambiental e socialmente diferentes formas de tornar as cidades lugares melhores para se viver

http://thecityfixbrasil.com/

 

wribrasil

Tornando realidade o desenvolvimento urbano sustentável

http://www.wricidades.org/

 

habite sp

urbanismo em discussão

http://www.habitesp.com.br/

 

cidade sem fronteiras

urbanismo em discussão

http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/

 

cheonggyecheon

sim, podemos sonhar

http://landscapeperformance.org/case-study-briefs/cheonggyecheon-stream-restoration

 

landscapeperformance

http://landscapeperformance.org/