top of page
  • Foto do escritoralcione oliveira

Gêmeo Digital

Atualizado: 16 de abr. de 2023





A revolução que irá consolidar a indústria da construção

num superior patamar tecnológico.

A atmosfera para mudar tudo

  • projetos complexos

  • explosão de demanda com racionalidade e assertividade

  • mudanças climáticas

  • recursos finitos

  • demandas por edifícios mais eficientes e sustentáveis.

  • aprofundamento da colaboração

  • conectividade permanente, em qualquer lugar

  • explosão das tecnologias digitais


...do sonho à memória.

Uma plataforma de linguagem e acesso universal, com níveis de informações crescente, sem limites, da construção. Que brota no momento que surge a demanda. Quando se começa a pensar numa infraestrutura e começamos a coletar, ideias, referências, informações de todas as naturezas e armazenamos estruturados em um só lugar. Em linguagem universal, acessível, a qualquer hora e de qualquer lugar. Análises muito mais amplas e precisas passam a ser possíveis em ambiente de total segurança em todos os âmbitos e instâncias da construção com impactos dramáticos em sustentabilidade, redução de custos, prazos, consumo de água e energia. A indústria alcança padrões científicos de assertividade em seus produtos..

O Gêmeo Digital muda todo o jogo da construção. Tem caráter dinâmico que irá produzir valor na concepção, no projeto, no planejamento da obra, na construção, no comissionamento, na manutenção, na gestão do ativo, na sua demolição, na memória.

Um motor de construção de valor. O Gêmeo Digital condensa e conecta, crescentes quantidades de informações da construção e de qualquer outra natureza de dados, em qualquer abordagem, em tempo real, que promova a assertividade. Padrões inteiramente novos de qualidade, a todo o ecossistema: Clientes, empreendedores, incorporadores, planejadores, arquitetos, engenheiros, construtores, fornecedores, poder público, gestores, operadores. Uma cadeia colaborativa completamente sem precedentes a cooperar, compartilhando um ambiente de dados comum.

Em uma década, tudo que não tiver seu correspondente digital perderá relevância.

Valiosos dados, que fluem livres, a todos interessados. Promovendo insights, constituindo-se em bases sólidas de tomadas de decisões. Reduzindo incertezas, prazos e custos. Maximizando a performance dessas estruturas em todo seu ciclo de vida.

Avanços sem fim

O 5G aprofunda ainda mais a conversão desta entidade virtual em um próprio organismo, quando todos os componentes da construção: estruturas, sensores, acionadores, motores, controladores, passam a estar conectados. Ensaios de condições de stress estrutural de tráfego e circulação. Reconfiguração para permitir enorme versatilidade aos ativos. Uma grande virtude, em tempos em que tudo pode mudar em um instante.

O modelo tradicional, onde arquitetos e engenheiros produzem e gerem todos seus documentos em linguagem específicas e em seus ambientes restritos, afastam clientes, gestores de participação mais aprofundada em momentos críticos de tomadas de decisões, como as fases de projeto, por ex. O GD, baseado na nuvem, acessível muda esse jogo definitivamente com benefícios de longo alcance, amplificando a qualidade dos ativos, em conformidade com os pressupostos. Projetar, construir, operar e gerir estruturas mais rápido, menor desperdício, menor custo e mais eficientes. Os ganhos com a adoção do gêmeo digital cresce à medida que crescem as complexidades das estruturas

Um negócio de bilhões

Espantosos US$ 48 bi é o tamanho estimado para o mercado global de gêmeos digitais* para 2026, e se acelera. O número mostra sua importância e de como deveremos estar atentos nessa oportunidade de negócios. Toda a infraestrutura existente não ficará de fora desta revolução.

Mais surpreendente ainda é que alguns especialistas avaliam que o gêmeo digital pode, em alguns segmentos da construção, assumir valores ainda maiores que o próprio ativo real que representam. Ativos reais tem limites de incorporação de valor. A bens digitais, podemos incorporar valores ilimitadamente.

Os Gêmeos Digitais irão se conectar ao macro gêmeo digital, as estruturas urbanas dando origem a organismos colossais, completamente virtuais em assustadoras poucas décadas.

*MarketsandMarkets

O negócio da construção está mudando velozmente. Crescentes demandas cada vez mais sofisticadas, exigem que empresas e profissionais se aprofundem na definição dos contornos de seus produtos. Estruturas físicas sem seus correspondentes digitais são obras inacabadas. Serão estruturas de produção incapazes de unir de maneira consistente, todos os atores chaves para o esforço máximo de construção de valor. O Gêmeo Digital é a estrutura que condensa todos os avanços e passa a ser a estratégia central do maior salto tecnológico de toda a indústria da construção.

...


Gêmeos DIgitais são fontes inesgotáveis de possibilidades e embora pareça sob medida para a indústria da construção é uma estratégia que serve para tudo. Vamos aqui, explorar uma série de visões dentro da abordagem. Este texto é um ponto de partida. É realmente um mundo fascinante mas... são só os primeiros raios de sol, na aurora da virtualização.


alcionedeoliveira


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page